terça-feira, 2 de outubro de 2012

CONSCIÊNCIA CÓSMICA


"Vivo em Todos os Seres"
Desde que te encontrei em mim, Senhor, desde que me encontrei em Ti, encontro-me em todas as creaturas que em Ti estão
e nas quais estás...


Encontro-me em pedras e metais,
em plantas e insetos,
em animais e aves.


Encontro-me no fulgor do relâmpago
e nas fosforescências do pirilampo.
Encontro-me no bramir da procela
e no silêncio das noites estreladas.


Encontro-me em alvejantes berços sorridentes de vida
e em negros ataúdes marejados de lágrimas. .
Desde esse dia ditoso
do meu encontro em Ti,
do Teu encontro em mim,
eu sinto em mim o latejar da vida universal,
que palpita em todas as creaturas. 


E é por isto que eu gozo com todos os gozadores
e sofro com todos os sofredores.
Gozo e sofro em mim
a alma de todos os seres.

Outrora, quando eu conhecia apenas
o meu pequeno ego separado
gozava e sofria apenas as alegrias e dores
do meu ego personal.

Mas desde que descobri o meu grande Eu indiviso,
expandiu-se o meu Ser
até aos confins do universo.
Alargou-se a minha consciência
por todas as latitudes e longitudes,
por todas as altitudes e profundidades
do Teu cosmos.

Transbordou a minha vida
em exuberante plenitude
e entrou em contato com todas as vidas
do mundo de Deus,
centelhas do Deus do mundo.

É tão estranha essa solidariedade cósmica
que eu sinto em mim,
essa vivência universal que vive em mim,
essa profunda imanência de todos os objetos
dentro do meu sujeito, que eu pareço ser os objetos
e os objetos parecem ser eu.

E ao latejar dessa afinidade universal,
trava-se entre nós,
entre o sujeito e os objetos,
silencioso diálogo
de íntima compreensão.

O parentesco da grande família de Deus,
O pulsar do mesmo sangue divino
através de todas as artérias da creação.

E de mãos dadas e almas sintonizadas,
cantamos a nosso Deus
o aleluia da nossa alegria,
o hosana da nossa felicidade.

Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário